terça-feira, 30 de setembro de 2008

Psicomotricidade


Ainda há coisas que me conseguem surpreender pela positiva. E ainda bem. Deviam era ser mais. Mas pronto, esta foi uma dessas.
No ano passado, indicada pela educadora do apoio educativo, tentei inscrever a MI, numas aulas de prática psicomotora muitos bem vistas aqui na cidade. Fui avisada que a lista de pretendentes era muito grande e então, no primeiro dia de inscrições, lá estava eu antes da hora de abertura para ver se conseguia a vaga. Pois bem, fui a primeira. Entrei e fizeram-me um questionário exaustivo sobre nós, tudo e mais alguma coisa...gravidez, parto, ambiente familirar, hábitos, rotinas..etc..etc..etc...mais de meia hora de inquérito, para no fim me dizerem: depois ligamos para dizer se tem vaga!!!! Fiquei furiosa, porque não se fez uma pré-inscrição e depois se houvesse a vaga logo “escarrapachava” toda a minha vida no papel? E ainda pior fiquei quando me ligaram a dizer que não havia mesmo vaga para a MI.
E pronto, passou-se um ano.
Este ano já lá tinha ido umas 2 vezes a saber quando eram as inscrições e não estava nada afixado nem me sabiam dizer nada, porque apesar de funcionar no gimnodesportivo, é uma coisa à parte, somente lhes cedem o espaço.
Na quinta-feira da semana passada, ligaram-me a dizer que a propósito da pré-inscrição do ano passado, este ano tinham vaga para a MI e queriam saber se continuava interessada...Dá para acreditar?
Uma boa surpresa e ontem lá fui fazer a inscrição e actualizar o looooongo inquérito, que entretanto sofreu algumas alterações, nomeadamente:

- Os pais já não estão juntos
- Já nao tem fralda para dormir
- Já não dorme com a mãe e ainda melhor, no seu quartinho
- A relação com a comida melhorou substancialmente

Assim sendo, começamos na próxima segunda-feira a referida prática psicomotora.
Os meus objectivos com isto, para além de se tratar de mais uma “achega” na parte motora e mais um grupo de convívio, espero que seja benéfico na luta contra a timidez da MI.

A ver vamos!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Arrezanha

Ele há dias bons e dias “cabrons”…
Hoje foi um dos segundos!
Por nada em especial e por tudo junto.
Um dia escreveram-me qualquer coisa do tipo: e quando te fartares de tudo à tua volta dá o teu grito…arrezanha…e liberta-te.
Na altura achei que nem fazia muito sentido, ainda não tinha vivido muito do que ainda esperava. Tinha muitos planos, projectos, sentido a dar às coisas…no fundo ambição de qualquer coisa! E é engraçado como as coisas dão a volta e unem-se de forma a fazer sentido. Precisamente neste último sábado, alguém me perguntava se eu não tinha ambição…ambição…parei para pensar onde é que ela tinha ficado! Respondi que nem todos temos que ser ambiciosos, também os pode haver conformados e contudo felizes! O mal é quando isto é uma frase bonita para , mais uma vez, se justificarem as opções…
Arrezanha! Ora aí está o grito que me apetecia hoje e que tantas vezes pensei nele, ao longo da minha vida. Ora aí está o grito que ainda não tive coragem de dar!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Apoio educativo

Novamente a história do apoio educativo da MI.

Parece que este ano mudaram as regras e atribuiram prioridades às diferentes situações que necessitam de apoio. Assim sendo, sei que em primeirio está o apoio domiciliário dos 0 aos 3, as outras não sei e o da MI vem nos ultimos, mais de 3 anos em escola privada.

A MI está neste colégio desde o ano passado. A educadora do apoio, P, já esteve com ela o ano passado e fez a ponte para a educadora da escolinha, A. O ano passado, já tinham sido reduzidas as sessões de apoio de 3 para 1 vez por semana, uma vez que ela estava perfeitamente integrada na rotinas e actividades escolares. O apoio que a P fazia era mais ao nível de um reforço da terapia da fala.

Posto isto, a sugestão da P, face às novas regras, foi se eu achava necessário algum apoio domiciliário no sentido de estabelecimento de rotinas, "controlo" de comportamentos ou afins. Sinceramente nessa parte, não me parece que precise de “ajuda”, temo-nos safado bem!

Como tal a MI, teve por assim dizer, alta, deste apoio educativo. A P disponibilizou-se para qualquer dúvida que eu tenha ou para qualquer situação que surja, (Esperemos que não) e ainda me disse que a achava que a MI era um caso de sucesso!

Eu sei que o facto de ela responder, agora, adequamente à actividades propostas nesta idade, não quer dizer que o fará sempre e quando as coisas se tornarem mais complexas.

Mas amanhã logo se vê. Hoje estamos felizes!


terça-feira, 23 de setembro de 2008

NEED DIET


Dia 23 Setembro...é ou não um bom dia para começar a minha “enésima” tentativa de dieta? É agora ou nunca! Tenho que parar com o tem que ser segunda, tem que ser no início do mês, só desculpas. Portanto é hoje. Está oficialmente decretado o início da minha longa caminhada que tem como objectivo os 52 Kg. São mais ou menos 6 a perder. Sei exactamente aquilo que tenho a fazer, pois tal como disse, não sou novata nestas andanças. Só me falta oganizar para arranjar tempo para um ginásiozito, que isto com 34, quando se perde peso, não se pode esperar a firmeza de outrora...:(.
Então? Posso contar com a vossa ajuda ou quê?
(Qualquer semelhança da foto com a realidade não é pura ficção...)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008


Esta foi há 28 anos atrás neste mesmo dia. Todas a priminhas (duas não são), reunidas para o 4ª aniversário da (hoje) Tinhanela!

Parabéns irmã caçula!

Beijo grande e até logo para o jantarzinho e birthday cake! (ai..ai..que a dieta nunca mais começa!!!)

Espero que gostes do meu presente, vai ser uma surpresa e tanto ;)

Desabafos

Tudo na Vida muda, evolui ou “involui”, as crianças crescem, nós próprios crescemos sempre enquanto seres humanos, as relações amadurecem, às vezes tanto que caiem, mas mudam, têm a sua evolução e alguém aprende sempre quaquer coisa com todos estes processos. Isto chama-se viver, isto dá-nos ânimo para continuar ou força para por uma pedra e seguir em frente.
O que dizer então de um trabalho que é igual há oito anos?
As mesmas competências de quando aqui cheguei acabadinha de licenciar, as mesmas correcções ao trabalho executado, as mesmas responsabilidades, o mesmo reconhecimento e a mesma falta de vontade de depositar confiança nas pessoas que aqui trabalham e que também pretendem crescer profissionalmente sem serem toda vida meras ferramentas de trabalho de quem dá a cara, quem responde por tudo aquilo que se faz aqui!!!!

Bem sei, e não quero de todo ser injusta, que também tenho tido uma liberdade de horário e compreensão, desde que a MI nasceu, que poucos teriam e por isso serei sempre grata.

Mas gratidão e “engolimento” de sapos terá os seus limites não?

Nesta fase, ou aceito de vez aquilo que me é proposto aqui e pronto ou então está na altura de mudar...daqui para a frente tenho consciência que a mudança será muito difícil até porque os anos de trabalho não são directamente proporcionais à experiência adquirida!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Memórias de uma noite

4:30 h – Mâeeee?
Sim?
Tapa-me!
(Lá foi a mãe...)

5:15 h - Mâeeee?
Sim?
Tenho xixi!

(Lá foi a mãe...)

6:20 h – “Choro”

(Lá foi a mãe...)

O que foi filha?
Tá aqui um monsto...
Foi só um sonho mau...já passou...dorme
Qué dumi na tua cama...
Eu deito contigo um bocadinho...vá

(10 minutos depois, saio da cama dela)

6:40 h (Junto da minha cama com o bonequinho dela na mão)

Mãe: o Pedo qué dumi contigo!
Ai sim? E tu?
Também...
(Lá se enroscou)

6:50 h (às voltas na minha cama)
Quero leitinho!!!!

Lá foi a mãe buscar leitinho e finalmente adormeceu até às 8:00h, quando se sentou na cama:

Mãeeee! Hóra de acodá!!!!

Noitinha descansada, não???

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Today's news

A minha veia bloguista hoje não está no seu melhor…mas se me habituo a não escrever, então temos o caldo entornado…
A MI portou-se bem na TO (terapia ocupacional), o que quer dizer que colaborou sem birras, apesar de eu lhe ter prometido umas gominhas à saída…(opá, um gajo usa as armas que tem ao seu dispor).

Durante a TO, a educadora que faz apoio educativo à MI, ou melhor, que fez nos últimos dois anos, deveria ter aparecido porque tinha dito que precisava de falar comigo. Não apareceu nem disse nada. Coincidência das coincidências, encontrei-a mais tarde, por acaso, no supermercado e simplesmente se tinha esquecido de nós! Bom…adiante…deu-me, assim por alto, a novidade que o apoio educativo que ela fazia com a MI no colégio vai passar a ser domiciliário. Ora digam-me lá: esta “gente” vai começar a trabalhar à noite? Porque é só a essa hora que a maioria dos miúdos está em casa. Não sei ainda detalhes nem justificações, aguardo agora o seu telefonema para nos sentarmos a conversar. Mas para já, no que me diz respeito a mim, é uma medida do melhor! Veremos o desenrolar da novela.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Uma noite descansada


"Anjinho da guarda

minha doce companhia

guarda a minha alma

de noite e de dia"

Esta é uma oraçãozita que ensinei à MI para ela dizer antes de dormir.
Não há para mim melhor música de embalar que ouvi-la sair na perfeição por entre os lábiozinhos doces da minha princesa.

Boa noite

Parabéns à Rache!

Prima e amiga do “pêto”!

Descobrimos juntas, para além das primeiras noitadas e copos, as alegrias de uma primeira gravidez. A J, filha mais velha da Rache, é cinco dia mais nova que a MI. Uma menina linda, exemplo de tudo (e mais alguma coisa) que se deseja quando se tem um filho!
Espero sinceramente que também elas, priminhas, possam partilhar momentos memoráveis, como as “nossas histórias” que um dia lhes contaremos! ;)

Beijo grande

Porquê

A ideia o blog apareceu há uns tempos quando em busca de meus semelhantes, encontrei este www.grilices.blogspot.com (não deixem de visitar)
Em muito se assemelhava ao que passava e sentia naquela altura e nasceu também em mim a vontade de poder documentar pensamentos, sentimentos, angústias e alegrias daquilo que era a minha vivência com a minha princesa.

O dia supostamente mais feliz da vida duma mulher tornou-se no pior pesadelo da minha vida e os seguintes não foram melhores. Contudo não entrarei em detalhes, primeiro porque não os quero recordar e depois por que não é esse o meu objectivo.

Complicações ocorreram e a MI nasceu muito doentinha. Problemas esses, que arrancando informação, muitas vezes a ferros, das equipas médicas, me foram ajudando a clarificar a situação que de facto se passava. O sofrimento no período de nascimento teve como consequência lesões cerebrais e a minha filha tinha Paralisia cerebral. E agora? O que isso quer dizer? Vai ela andar? Falar? Ver? Ouvir? Não havia respostas, só mesmo as que ela me foi e vai dando à medida que cresce. Houve dias de muita esperança. Houve dias de desespero. Também os houve de apatia e revolta. Com tudo isto, agarrei-me ao que de melhor soube e consegui fazer no sentido da sua melhor recuperação.
A minha princesa nasceu há 3 anos, 8 meses e 2 dois dias e é a melhor coisa da minha vida.
A MI anda, fala ouve e vê muito bem!
Tem o que se chama hemiparésia (ligeira) do lado direito o que quer dizer que a sua mão direita não tem a agilidade da esquerda, tal como a perna direita, o que faz com que a sua marcha não seja totalmente harmoniosa. (dizem eles…eu acho um charme!)
Cognitivamente o seu desenvolvimento tem sido adequado à idade e na linguagem tem a parte de conceitos e vocabulário perfeitamente adquirida. Trabalhamos a dicção. Ainda há muitas palavrinhas a meio; o chhhh que sai ssss; e nas frases muito compridas as palavras ainda se atropelam por vezes. Nada fora do normal desenvolvimento da fala… lá chegaremos!

Mas se este foi o motivo que me levou à vontade criar um blog, hoje não é somente sobre ela e tudo o que vivemos com a nossa realidade que quero escrever.

Quero poder escrever também sobre as minhas “coisinhas”, pensamentos, curiosidades, cusquices e mesmo futilidades…enfim o que me apetecer na hora, partilhando-o com quem tiver interesse em ler.

Ah…e sobre “ … and document your life for your kids” (
http://www.lobotome.com) (Thanks Rache)

VOILÁ!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A ressaca do "pápséc"

A minha colega SM encontra-se no 6º mês de estado de graça...ela, carapau seco de natureza (para quem n sabe...magrinha daquelas que não tem alterações ao longo dos anos...) agora virou um bocadinho para o enfardadeira! E como tal, para além do resto...anda na média das 4 sandes por dia. Hoje ao pequeno almoço ficou com uma em falta e agora cá estão as colegas para aguentar a ressaca! ;)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Começando pelo topo

O título ( sol tumei) por incrível que possa parecer é o meu nome ;). Uma história que, sem ter muita graça, é engraçada. Um dia será um dos meus posts. Por agora poucos entenderão! (rache...manulas...).

Just arrived

Acabadinha de chegar...com algumas coisas para ir "dizendo"...vamos ver se a preguiça não me prega das suas partidas e este blog acaba no dia que começou!